Se você quer vender mais e ainda não considera usar a automação de e-mail nas suas estratégias de marketing digital, lamento te dizer mas você não está explorando ao máximo este valioso canal de relacionamento com a sua base.
O email segue firme e forte como nunca! Em média o e-mail marketing gera um ROI de 4.200% (Campaign Monitor, 2019), porém, estatísticas mostram que apenas 64% dos pequenos negócios usam e-mail marketing para impactar seus clientes (Campaign Monitor, 2021).
Imagina se houvesse uma máquina que te gera faturamento recorrente por anos e anos e que requer apenas um custo baixíssimo de manutenção? Você se interessaria?
Pois bem, essa máquina é a automação de e-mail e para você “ligar” essa engenhoca, precisa investir um tempinho na produção das mensagens e configurações necessárias.
E qual é o combustível dessa máquina? O que ela precisa para funcionar? Esse mecanismo se abastece de Leads! Precisamos gerar leads que são contatos de pessoas com algum tipo de interesse no que você tem a oferecer no seu negócio.
Aqui neste artigo não vou entrar na parte técnica das configurações, mas vou mostrar as 10 principais técnicas de automação usando e-mails e que podem gerar receita para o seu e-commerce praticamente no piloto automático.
Vamos lá?
1. Boas-vindas
O fluxo de e-mails de boas-vindas é uma ótima forma de quebrar o gelo e oferecer uma vantagem para o lead que acabou de chegar no seu site. Capriche na apresentação e cause uma boa primeira impressão.
Neste primeiro e-mail, que deve ser enviado imediatamente após o cadastro, você pode oferecer um cupom de 10 ou 5% de desconto, por exemplo. Recomendo que este cupom seja limitado ao uso de apenas 1x por CPF.
Uma sugestão de texto para se basear:
Oi, [nomecliente], tudo bem?
Que bom que decidiu fazer parte da família [nomedasualoja]! Ficamos felizes com a sua chegada por aqui e, como recompensa, quero te oferecer um cupom de 10% de desconto para a sua próxima compra!
Use o cupom [CODIGODOCUPOM] no seu carrinho de compras e economize.
Esta é apenas uma forma de reconhecer a sua importância aqui.
Continue acompanhando os nossos e-mails com novidades e promoções, pois sempre enviamos coisas bacanas em primeira mão para os nossos inscritos.
Para não perder nenhuma novidade nossa, adicione o nosso endereço de e-mail na sua lista de contatos ou responda esta mensagem com um simples “Oi”.
Ficaríamos muito felizes em receber seu retorno =)
Um abraço,
2. Recompra
Se você vende produtos de uso contínuo, como é o caso da indústria da suplementação, farmácia ou cosméticos, por exemplo, você deve ativar esta campanha de recompra.
É praticamente um serviço de conveniência que você estaria prestando ao seu cliente. Eu particularmente costumo comprar vitaminas e suplementos em alguns sites e adoraria receber um lembrete mensal para recomprar exatamente o produto que eu peço sempre e assim reabastecer meu estoque.
Avalie o tempo médio de consumo do produto e crie a regra para que o e-mail seja enviado alguns dias antes de terminar completamente o produto do seu cliente.
Uma sugestão de conteúdo para você se basear:
[nomecliente] tudo bem?
Estou passando aqui para te lembrar que já fazem quase 30 dias desde que você comprou em nossa loja, por isso, acredito que seja importante para você manter o uso do [nomedoproduto] de forma contínua para garantir melhores resultados.
Que tal aproveitar esse momento e visitar agora a nossa loja e repor o seu estoque antes que acabe?
[call to action]
Um abraço,
3. Cross-sell
A campanha de cross-sell tem um papel fundamental e atua como um verdadeiro vendedor de alto nível para a sua loja.
Quero que saiba que a etapa mais difícil para qualquer negócio é gerar a PRIMEIRA venda para um cliente. Portanto, a segunda venda é relativamente mais fácil. Isso acontece porque o cliente, obviamente, se ele teve uma boa experiência na primeira compra, é natural que ele se interesse em comprar novamente, afinal, ele já experimentou o seu produto, o seu jeito de atender, o seu jeito de vender e já superou uma série de objeções que é natural para os clientes de primeira compra.
Os e-mails de cross-sell são sugestões de produtos ou categorias que complementem a primeira compra que o cliente fez, por exemplo:
Se a sua cliente já comprou uma saia longa, que tal você recomendar a compra de uma T-shirt? Aqui também vale pensar no intervalo de dias entre as compras. Eu gosto de considerar um prazo entre a 27 a 30 dias para entrar com o e-mails de cross-sell.
Uma sugestão de conteúdo para você se basear:
Oi, tudo bem [nomecliente]?
Espero que esteja gostando da sua [nomedoproduto], ela foi produzida com muito carinho por nossa equipe ❤️.
Gostaria de te apresentar uma [produtosugestao] que acredito que vai cair muito bem e complementar o seu look em qualquer ocasião.
Essa peça chegou por aqui e já está na nossa lista das mais vendidas! E quer saber da novidade? Como você é nossa cliente, posso te dar uma condição especial para fazer um novo pedido essa semana.
Use o cupom [CODIGODOCUPOM] e ganhe 5% de desconto no pedido.
Aproveite esse cupom e vem dar uma olhadinha nas novidades.
Abraço,
4. Abandono de carrinho
Porque os visitantes abandonam o carrinho, você pode estar se perguntando… Esse problema é muito comum e acontece com todas as lojas virtuais, infelizmente.
Para te dar uma noção dos números, aproximadamente 70% dos carrinhos de compra nas lojas virtuais são abandonados, porém, a boa notícia é que 45% dos e-mails enviados para fazermos a recuperação dos carrinhos são abertos e essa taxa é mais que o dobro do normal. (Moonsend, 2022)
Como não podemos deixar dinheiro na mesa, é a nossa obrigação ativar essa campanha de recuperação de carrinho abandonado.
Os motivos para o abandono podem ser vários, como alguma distração que aconteceu durante o processo da compra, como até mesmo um frete muito alto para a região do cliente, inclusive, as pesquisas mostram que este último é o principal fator do abandono no e-commerce.
A campanha de recuperação de carrinho abandonado irá criar uma nova abordagem com o visitante e oferecer exatamente o produto que ele estava considerando comprar e ainda aproveitando este momento para quebrar algumas objeções naturais da venda online.
Você pode programar essa automação para ser disparada em até 30 minutos a partir do comportamento de criação do carrinho e da não conclusão do pedido. A boa notícia aqui é que existem várias ferramentas que tem essa automação por padrão e fazem um ótimo papel, enviando até 3 mensagens em espaços de tempo pré-definidos.
Uma sugestão de conteúdo para este e-mail poderia ser:
Olá [nomecliente], tudo bem?
Notamos que você se interessou pela compra do [nomedoproduto], porém, ainda não finalizou o seu pedido com a gente.
Houve algum problema ou dificuldade no processo de compra e que poderíamos te ajudar?
Como ganhar o Frete Grátis?
Nós temos opções de Frete Grátis para os pedidos acima de R$350 para o Sudeste e Frete Grátis para todo o Brasil nos pedidos acima de R$500.
Existe algum cupom de desconto?
Se essa é a sua primeira compra com a gente, eu tenho uma ótima notícia para você! Use o cupom [CODIGOCUPOM] e economize 10% no seu primeiro pedido.
Quem é a [Nomedasualoja]?
Somos uma loja de moda e acessórios com mais de 15 anos de história. É com muito orgulho que conquistamos o respeito e admiração dos nossos clientes, atingindo uma nota média de 4.7 / 5 estrelas em mais de 578 avaliações, segundo o Reclame Aqui Trustvox.
Finalize o seu pedido hoje com o nosso cupom e economize.
Abraços
5. Lembrete de uso de cupom
Existem algumas oportunidades de gerar uma venda quando simplesmente lembramos o cliente sobre uma vantagem ou condição especial que ele tem direito mas ainda não usufruiu.
Esta automação vai explorar esse ponto.
Crie um e-mail automatizado para ser enviado a cada 30 ou 40 dias para os Leads da sua base que ainda não usaram um cupom de boas-vindas, por exemplo.
Este e-mail é simples e direto ao ponto. Aqui vai uma sugestão de conteúdo que você poderia usar:
Oi, [nomedocliente], tudo bem?
Estou aqui para te avisar que você tem direito ao nosso cupom de 10% de desconto para fazer qualquer pedido em nossa loja virtual. Que tal aproveitar enquanto ainda está disponível?
Informe o cupom [CODIGOCUPOM] no carrinho de compras e economize.
Um abraço e boas compras!
6. Informações sobre produto
Muitas vezes o que pode estar travando a venda é a falta de informação a respeito de um produto, ou de uma categoria específica de produto.
Se você vende algo que não é muito comum ou se o seu preço é um pouco acima da média, é normal que você leve um pouco mais de tempo para que o cliente se convença e faça o pedido.
Esta automação vai nutrir o seu lead com informação de qualidade a respeito do que ele estava interessado. Através de tracking de URL, você consegue saber por onde o seu visitante navegou e vai conseguir encaixá-lo um fluxo de e-mails sobre aquele assunto.
Os temas podem variar de acordo com cada vertical do seu site, com cada categoria ou, se achar importante, faça um fluxo de e-mails para cada um dos seus principais produtos.
Procure explorar o máximo de conteúdo e dar ao seu visitante todas as possíveis respostas para as principais dúvidas que podem surgir sobre aquele produto ou categoria.
💡 Uma dica: caso a sua loja virtual seja nova, e você ainda não tenha acumulado tantos atendimentos para criar a sua base de perguntas frequentes, consulte produtos similares no Mercado Livre e veja as perguntas que os usuários fazem. Navegue em perfis de Instagram de outras marcas e leia os comentários a procura de dúvidas comuns. Agora use essas informações e adapte para a sua realidade e escreva os seus e-mails.
7. Pós venda
Os e-mails de pós venda servem como forma de fidelização e retenção de clientes. Nada melhor do que prestar um ótimo atendimento mesmo depois que o cliente já comprou, afinal, é aqui onde a maioria das empresas abandonam os clientes e é uma ótima oportunidade para você fazer algo diferente e se destacar da concorrência.
Mas quais e-mails enviar após a venda ser concluída? Abaixo vão algumas sugestões:
- E-mail de agradecimento pelo pedido
- E-mail de confirmação de pagamento
- E-mail de notificação sobre o processamento do pedido
- E-mail de notificação sobre o despacho na transportadora ou Correios
- E-mail perguntando se o produto atendeu a expectativa
8. Pedir uma avaliação
As boas avaliações são fundamentais para a construção de reputação de qualquer empresa. Que tal deixar essa coleta de avaliações no piloto automático e conseguir manter e melhorar a reputação da sua empresa consistentemente?
Quanto mais a sua loja vende, mais oportunidades de avaliações você gera e, quanto mais avaliações positivas você recebe, maior serão as chances de você converter um visitante indeciso, criando uma espiral positiva, pois pesquisas constataram que 92% dos usuários confiam mais em reviews de consumidores do que qualquer outro tipo de publicidade (Nielsen, Harmo 2020)
Procure capturar avaliações em plataformas reconhecidas e que tem credibilidade, como por exemplo, o próprio Google Avaliações do Consumidor ou a RA TrustVox
Ambas as plataformas, assim como outras similares, possuem o próprio modelo de e-mail que é disparado ao cliente, uma vez que você fizer a adesão na ferramenta, não terá que se preocupar com o conteúdo do e-mail que é enviado para o cliente, pois eles cuidam dessa parte para você.
9. Aniversário
Quem é que não gosta de receber um presente, um mimo, um brinde, uma lembrança na data de aniversário?
Esse gatilho é poderoso e pode despertar a atenção e o interesse até mesmo nos seus leads mais frios.
A semana da data de aniversário do seu cliente é um período importante e mostrar que você se lembrou e quer comemorar junto com ele pode deixar uma boa marca no relacionamento de vocês dois.
Programe o envio do e-mail no dia do aniversário, mas se for oferecer alguma condição especial, procure estender o prazo para usufruir da vantagem por pelo menos 1 semana.
Uma sugestão de conteúdo para enviar:
[nomecliente],
Hoje é o seu dia! Parabéns!
Trago aqui um presentinho especial para usar nesta semana do seu aniversário.
Aproveite 15% de desconto em qualquer pedido na nossa loja virtual aplicando o cupom [NOMECUPOM]
Estamos muito felizes por fazer parte desse momento com você! Aproveite o seu dia.
Abraços,
10. Lista VIP
Os seus principais clientes, aqueles que compram de forma recorrente ou fazem os maiores pedidos podem se enquadrar em uma espécie de lista VIP.
Crie essa estratégia para se relacionar e reconhecer os seus melhores clientes no último ano, por exemplo.
Faça ofertas exclusivas, lançamentos e condições especiais para essa lista. Inclusive eles poderiam opinar a respeito dos seus próximos lançamentos, dizendo o que gostariam ou não. Eles também poderia dar feedbacks sobre outros aspectos da empresa, ou o que fizer sentido para o seu negócio.
Quais ferramentas usar para fazer automação de e-mail?
Existem algumas ferramentas que são especializadas em automação e que permitem você integrar com o seu e-commerce, permitindo criar fluxos de e-mails e segmentações personalizadas dos contatos.
Confira aqui algumas delas:
Dinamize: Plataforma completa de automação de marketing digital. Permite criar landing pages, criar os fluxos de e-mails, automatizar os envios e acompanhar tudo em relatórios.
RD Station: Plataforma de marketing completa. Contribui para criar estratégias em todo o fluxo da jornada do cliente, desde a atração até a conversão.
Dito: Plataforma de CRM especializada no varejo. Foi um dos pioneiros no Brasil, possui réguas de relacionamento e segmentações avançadas.
Mailchimp: Ferramenta robusta e tradicional para envio de e-mails. Permite criar automações avançadas para toda a jornada do cliente.
Gokeep: Plataforma com baixo investimento e especializada na recuperação de carrinhos abandonados.
GoTarget: Ferramenta robusta para e-commerce com várias funcionalidades e emails automatizados para recuperação de carrinhos abandonados.
CartStack: Plataforma acessível e especializada em e-mails de recuperação de carrinho abandonado.
Como implementar a automação de e-mail na minha loja virtual?
Se você quer garantir as vantagens dos e-mails e ligar a sua máquina de automação, consulte uma empresa especializada e com bagagem para executar da melhor forma possível.
É isso o que fazemos para os nossos clientes aqui na Sales Mode, somos uma assessoria especializada em marketing e vendas para e-commerce. Se você tem um plano de crescimento para a sua marca, nos consulte entrando em contato por este formulário e teremos o maior prazer em bater um papo e entender como podemos ajudar.