A escolha do conteúdo para o email marketing do seu ecommerce é o grande responsável pelo resultado que este canal gera de receita para a sua loja virtual.
Se você quer vender mais usando email marketing, observe o que está entregando para a sua lista e veja se está produzindo um conteúdo relevante.
Vou listar aqui algumas recomendações que você pode aplicar nas suas próximas campanhas para tornar a sua fonte de receita vinda dos emails ainda melhor.
1. Use listas segmentadas por interesse
Antes de mais nada, o seu papel como gestor de e-commerce é entender bem quem é o seu público.
Evite disparar uma campanha genérica para todos da sua base. Você até pode fazer isto caso ainda não tenha conseguido segmentar os contatos (leads) em listas de afinidade/ interesse e precisa se comunicar com todos de alguma forma.
Sempre crie pontos para segmentar todos os seus contatos. Aqui vão algumas possibilidades que você pode explorar na sua ferramenta de CRM para criar estas listas dinâmicas.
- Compras anteriores: o histórico de compras pode determinar as preferências do seu cliente.
- Navegação no site: o tracking na loja virtual pode segmentar as pessoas em clusters de interesses baseado nas categorias, produtos visitados, páginas do blog, materiais baixados, entre outras.
- Abertura de emails anteriores: Se você já envia emails segmentados, quer dizer que cada email remete à um interesse/assunto. Crie uma automação para segmentar as pessoas que abriram os emails de um determinado assunto em uma determinada lista.
2. Acerte na quantidade de produtos
Vejo muitos emails mostrando apenas 4, 6 produtos… Isso é um erro básico.
Não poupe esforço e faça uma seleção mais generosa de produtos, afinal, você não sabe qual produto vai agradar cada um dos leads e a chance de acertar em cheio disparando o email com poucos produtos é muito menor.
Se você acha que o email ficará longo demais, não se preocupe com isso, pois a pessoa já abriu o email e essa é a barreira mais difícil que você tinha que superar. Agora que o seu lead está dentro do email, ele vai rolar para ver tudo o que tem nele, por isso eu destaco aqui, não economize na quantidade de produtos.
3. Pense na variedade de produtos
Como eu disse no tópico 1, sobre a segmentação de listas por interesse, o ideal é que você envie emails com um tema, um agrupamento de produtos, seja por objetivo, características ou o que quer que seja.
Porém, se você NÃO está segmentando os interesses, explore ao máximo a variedade de produtos neste email!
Além da quantidade, a variedade também é fundamental. Não basta encher o email todo de produtos similares se você ainda não sabe qual produto aquelas pessoas preferem, por isso, traga mais variedade de produtos para aumentar as suas chances de ganhar o clique.
4. Faça links para as principais categorias
Traga também os links das categorias da loja virtual para dentro do email e, com isso, você vai comunicar melhor o que você tem a oferecer.
Escolha as categorias que tem uma boa quantidade de produtos, assim como as categorias dos produtos mais vendidos.
Agora, se quiser fazer uma experiência, procure incluir as categorias de produtos menos visualizados, assim você dá uma “vitrine” a mais para eles e, quem sabe, aumenta a visibilidade e as vendas destes produtos mais encalhados.
5. Fale das Vantagens que você oferece para o cliente
Explore este momento para apresentar as principais vantagens que a sua loja virtual oferece para os clientes.
Vendas se trata de criar boas ofertas e gerar oportunidades para passar a sua mensagem para as pessoas certas.
O email marketing, quando aberto pelo seu potencial cliente, é um excelente momento para você comunicar as suas vantagens e aqui ficam algumas recomendações do que você pode apresentar:
- Aquela sua regra de Frete Grátis
- Seu cupom de desconto para a primeira compra
- O parcelamento sem juros
- A primeira troca grátis que você oferece
- O desconto progressivo para quem comprar mais itens
- Fale dos Pontos de Fidelidade que os clientes ganham a cada pedido realizado
6. Quebre as principais objeções
Uma objeção é uma dúvida, uma crença ou uma opinião que o seu cliente tem e que o impede de comprar de você.
Porque também não usar o email marketing para acabar com estas objeções?
Avalie, nos seus canais de atendimento e relacionamento com os seus clientes, quais são as principais dúvidas que eles tem e faça um breve compilado respondendo estes pontos.
Tenho certeza que chegam muitas dúvidas pelo WhatsApp, Instagram, e se você vende em Marketplaces, também deve ter muitas questões envidas por lá. É só conferir que vão aparecer várias delas.
7. Crie diferentes tipos de Ofertas
Uma oferta não se trata apenas de desconto ou coisas do tipo. Oferta pode ser um conjunto de atributos de produto, vantagens e características comerciais que você decide Oferecer ao mercado.
Alguns exemplos de ofertas que você poderia criar nos seus próximos e-mails marketing:
Peças até R$100: Separe produtos variados onde o valor total é até R$100, assim você pode ter mais chances de vender para as pessoas que costumam gastar até R$100 em suas compras.
Novidades do Mês: Faça uma seleção especial com todos os novos produtos da sua loja e acerte no gosto de quem prefere comprar os lançamentos e o que tem de novo.
Os Best Sellers de Julho: Os produtos mais vendidos ajudam o(a)s clientes indecisos a escolherem aquilo que mais estão gostando, afinal, os mais vendidos são sempre os queridinhos por todos e a chance de acertar a preferência é muito maior.
As melhores Promos: Aqui vale selecionar os produtos que estão com um desconto mais agressivo, como uma categoria de Outlet ou Sale, por exemplo.
8. Faça um breve resumo da sua empresa
Nem todo mundo vai se lembrar exatamente da sua empresa e seu posicionamento, por isso, é uma boa dar uma repassada nesse conteúdo e apresentar sua empresa novamente.
Não é necessário se estender demais e a ideia aqui é ajudar o cliente a se recordar dos valores da sua marca. Um parágrafo é suficiente para dar ao seu email o contexto certo sobre a sua empresa.
9. Traga algumas avaliações de clientes
Já que falamos em quebrar objeções, nada melhor do que a opinião e avaliação positiva de clientes verdadeiros.
Existem várias plataformas que coletam avaliações dos clientes e a TrustVox é uma destas, inclusive é a que recomendamos para os nossos clientes.
Com as vendas acontecendo, a sua loja começará a coletar opiniões dos clientes diretamente na página de produto. Faça uma arte mostrando como a sua loja virtual é confiável e como é a reputação da sua empresa.
Este é um recorte do email da BioVittare, farmácia de manipulação.
10. Links para mídias sociais
Aproveite o momento para colocar os seus links das mídias sociais no rodapé do email, dando a oportunidade para o cliente ver mais conteúdos da marca e, se achar interessante, seguir a empresa e começar a engajar nestes canais.
11. Priorize a experiência no celular
Quem trabalha com marketing está cansado de saber que o celular é o dispositivo mais usado para navegar na web, abrir e-mails e interagir nas mídias sociais.
Até aí nenhuma novidade, porém, quem trabalha com marketing e design gráfico, invariavelmente está usando um computador desktop, dessa forma, é bem comum criar as templates de email para que fique boa no seu próprio monitor, que é enorme.
A dica aqui é sempre criar os emails e visualizar no celular. Existem ferramentas que te mostram um “preview” do email. Use este recurso mas também envie um teste do email e abra no celular antes de fazer o disparo para as listas.
12. Teste diferentes abordagens para o assunto
Por fim, mas não menos importante, vamos pensar no assunto do email.
O teste A/B é um recurso disponível em praticamente todas as ferramentas de e-mail marketing. Ela te dá uma forma prática de descobrir qual é o assunto que mais traz resultados, seja em abertura ou cliques dentro do email, para que você maximize a performance da campanha.
Prefira testar diferentes apelos para sentir o que engaja mais com o seu público. Escolha assuntos com abordagens diferentes, ao invés de testar apenas a troca de uma palavra, por exemplo.
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Aplicando estas técnicas, as chances das suas campanhas de email marketing atingirem resultados superiores são muito boas!
Avalie o que você já faz nos seus emails e o que poderia experimentar, sempre levando em consideração as métricas de sucesso do seu negócio.
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