Segundo diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos, é comum uma taxa bem elevada de abandono de carrinhos nos e-commerces. Se você sente que poderia vender mais no seu e-commerce e não sabe mais o que fazer, talvez este artigo te ajude mostrando algumas ações práticas para você implementar.
Os sites de Ecommerce perdem US$18 bilhões em vendas a cada ano devido ao abandono de carrinho, de acordo com a Forrester research
O objetivo deste artigo é trazer algumas sugestões aplicáveis para estancar essa imensa perda em nossas lojas virtuais.
Bora lá!?
Recuperando carrinhos abandonados através de Emails
Novamente voltamos a falar dos emails por aqui… rs. Realmente adoramos os emails e ainda mais quando eles são super eficazes.
Recomendamos usar os emails, pois, eles funcionam no modo “piloto automático” através de automações. Ou seja, você vai ter todo o trabalho uma única vez, depois irá colher os resultados e fazer algumas manutenções periódicas.
Existem diversas ferramentas onde podemos criar automações para que elas disparem automaticamente os emails para as pessoas certas, no momento certo e com o conteúdo do email trazendo exatamente o produto em que a pessoa estava de olho.
A recomendação é criar um fluxo de emails e não fazer apenas 1 disparo isolado.
Veja só como isso poderia ser feito.
Email #1
Quando disparar
Programar o envio para logo após o evento de abandono de carrinho.
O que comunicar neste email
Seja sutil e procure usar este primeiro email apenas para fazer um lembrete de que a pessoa estava comprando na loja e por alguma razão ela não concluiu o pedido.
Use o gatilho da prova social para contornar alguma possível objeção sobre a sua empresa, ou o seu e-commerce, ser confiável ou não. 🥇 Traga alguns depoimentos de clientes satisfeitos e mostre que você é uma marca confiável e que a pessoa pode comprar sem medo.
Aproveite também para explicar as suas condições de frete. Se você tem alguma regra para dar frete grátis, agora é a hora de expor e deixar claro que os seus clientes podem economizar no frete caso comprem acima de um determinado valor. 🚚
Email #2
Quando disparar
Programar o envio para 2 dias após o evento de abandono de carrinho.
O que comunicar neste email
Seja moderado e faça um novo lembrete sobre a finalização do pedido, porém, aguce o senso de escassez e de alguma forma, mostre o que a pessoa estará perdendo se não finalizar o pedido. Por exemplo, talvez as suas peças sejam mais exclusivas e tenham uma quantidade baixa em estoque, assim faz sentido falar da disponibilidade do produto e que, se não finalizar o pedido logo, talvez aquele produto acabe. ⌛🏃
Email #3
Quando disparar
Programar o envio para 4 dias após o evento de abandono de carrinho.
O que comunicar neste email
Agora é hora de ser um pouco mais competitivo e mostrar que você não gosta de perder uma venda! Use este email para criar uma vantagem para quem fechar o pedido nas próximas 24 horas!
Você pode oferecer um cupom para usar no pedido e explorar algumas possibilidades:
- Desconto percentual no valor do pedido. Exemplo de 10% OFF
- Desconto de valor fixo. Exemplo de R$50,00 nos pedidos acima de R$500
- Oferecer um presente, um brinde a mais. Exemplo: Ganhe um sachê de creme hidratante
- Reduzir em 10% o valor do frete.
Ferramentas para automação de e-mails de recuperação de carrinhos abandonados
Prefira sempre usar ferramentas dinâmicas que tragam o produto (sua foto, seu nome e preço) diretamente no conteúdo do email, ao invés de usar ferramentas que fazem um email genérico e que mandam emails apenas com um “existe um pedido não finalizado…”.
Estas ferramentas dinâmicas se conectam com a sua base de produtos, seu feed (arquivo xml) e, por isso, sabem quais produtos enviar nos e-mails para cada uma das pessoas. O resultado será muito melhor.
Veja agora algumas delas:
CartStack
Esta é uma ferramenta bem eficiente e que cumpre o seu papel. O único ponto fraco dela é a template padrão dos emails. Recomendo dar uma boa renovada por conta própria.
Gokeep.me
O Gokeep é uma excelente opção e vai além dos emails automáticos, também abrindo possibilidades para você usar janelas pop-up de entrada e pop-up de saída.
Linx Impulse
Solução que, além de eficiente, é muito robusta e que faz parte de um ecossistema amplo de soluções para e-commerce.
Enviou
Ferramenta completa para ativar a recuperação de carrinhos na sua loja. Permite automatizar até 5 emails de tentativas de recuperação, além de relatórios de produtos mais abandonados.
GoTarget
É também uma solução robusta e completa para o universo do e-commerce. Identifica os visitantes do site e permite reengajar com as automações de emails.
E aí, de todo este conteúdo, o que você já estava usando e o que poderia implementar?
Se você gostaria de conhecer outras formas de recuperação de carrinhos abandonados, como utilizando anúncios dinâmicos e através de WhatsApp, deixe um comentário que eu posso escrever uma continuação deste artigo abordando estas opções e outras alternativas.
Boas vendas!