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Como criar um bom nome para sua Loja Virtual. Guia prático

Neste guia vamos mergulhar fundo em alguns pontos que não apenas vão resolver essa incerteza sobre nomes, mas te ajudar a encontrar o nome que fará sua loja brilhar na web.
  • Foto de Renato Cruz Renato Cruz
  • 13 dezembro, 2023
O que você vai ver neste artigo

Se você, assim como eu, está se aventurando no mundo digital com sua loja virtual, então já deve ter se perguntado: “Qual será o nome ideal para o meu negócio?”. Acredite, essa é uma dúvida comum, mas fundamental para o sucesso do seu negócio.

Neste guia, vamos desbravar alguns pontos que podem te ajudar a encontrar o nome que vai fazer sua loja brilhar na web.

1. Conectando com Sua Identidade

Vamos começar falando da identidade da sua marca. Pense nos valores que ela carrega, quem é seu público-alvo e que vibe você quer transmitir. Um nome que se encaixa como uma luva na sua marca é como um convite especial aos clientes.

Você quer soar mais formal ou informal? Sua loja se encaixa melhor com perfil jovem ou mais maduro? Os clientes serão essencialmente compostos por mulheres ou serão mais homens? Você tem alguma ligação com tecnologia e modernidades ou prefere ser mais tradicional?

Pense nestas perguntas e vá traçando a sua identidade.

2. Simplicidade que Marca Presença

Nomes complicados são como roupas apertadas – ninguém gosta. Vá direto ao ponto. Escolha algo simples, fácil de lembrar e que as pessoas consigam pronunciar sem enrolar a língua. A ideia é ser lembrado e não causar confusão.

3. Relevância é a Chave

Agora, pense no que você vende. Seu nome deve dar pistas do que os clientes vão encontrar na sua loja. Se for moda, que tal algo que remeta a estilo? Se for eletrônicos, que tal algo moderno e tecnológico?

4. Nada de Mesmice – Seja Original

Imagina só ter um nome igual ao da concorrência? Caia fora dessa! Seja original.

Pesquise o nome no Google para garantir que o nome que você ama não é a cópia de outra loja por aí. Mesmo que o nome não seja exatamente igual, evite escolher algum nome que soe parecido com algum outro. Se o nome parecido for do mesmo segmento então, esqueça! Melhor é reconsiderar e voltar para o brainstorm.

Originalidade é a chave para se destacar.

5. Checando a Disponibilidade do Nome

Agora, uma dica prática: antes de se apaixonar por um nome, dá uma olhada se o domínio tá disponível. Nada mais frustrante do que querer um nome e ele já estar ocupado na web. Vá, confira, e evite dores de cabeça.

Para conferir se o nome pode ser registrado acesse: https://www.registro.br e digite o nome seguido de “.com.br”.

Exemplo: nomedasualoja.com.br (sem o www no começo)

6. Ferramentas Online: Suas Aliadas Criativas

Você não está sozinho nessa jornada. Existem ferramentas online que fazem uma espécie de mágica digital (ou talvez seja só inteligência artificial) para gerar sugestões criativas. Elas são como seu assistente pessoal.

Algumas opções de ferramentas para você explorar:

ChatGPT

O ChatGPT é uma verdadeira caixa de ferramentas. Ele pode te ajudar em praticamente tudo no que se refere à textos. Caso você ainda não tenha testado (o que eu acho difícil) será necessário você criar uma conta nessa ferramenta. É gratuito.

Toda a mágica acontece através de Prompts, que nada mais são do que instruções que você dá ao ChatGPT para ele te responder com o que você deseja. Então, seja o mais específico possível para extrair o verdadeiro ouro dele. Experimente copiar e colar este prompt e veja o que ele te recomendará.

Gere 10 ideias de nomes para uma loja virtual que vai atuar no segmento de [SEU_SEGMENTO] vendendo [PRODUTOS_PRINCIPAIS]. O meu público alvo serão [MULHERES entre 25 a 45 anos] que tem preferência por comprar estes produtos online. A minha marca tem um DNA mais [JOVEM E INFORMAL]. Gere nomes memoráveis, simples, curtos e de fácil pronúncia.

Agora troque os termos pelas palavras do seu negócio.

NAMELIX

O Namelix é maravilhoso e confesso que de início eu fiquei bem surpreso porque não esperava que ele fosse tão bom!

Você digita sobre o que é a sua loja virtual, responde umas 2 ou 3 perguntas e ele cuida de todo o resto.

O mais incrível é que até o logotipo ele propõe também, fazendo você visualizar a marca de uma forma ainda mais completa.

7. Peça a Opinião da Galera

Não tenha vergonha de pedir opinião. Manda um WhatsApp para amigos, faz uma enquete no Instagram, pergunta até pro seu tio do churrasco. Às vezes, um ponto de vista diferente faz toda a diferença.

8. Evite Tendências Passageiras – Seja Atemporal

Eu sei que é tentador pegar carona na última moda, mas pense a longo prazo. Escolha algo que não vai ficar ultrapassado daqui a um ano. Nada de nomes que só fazem sentido agora.

9. Cuidado com os Atalhos Ortográficos

Às vezes, queremos ser criativos e inventar uma grafia diferente para o nome. Cuidado! Se as pessoas não conseguirem soletrar, é como se você estivesse escondendo tesouros. Fica difícil encontrar.

10. Verificação de Registros e Direitos Autorais

Por último, mas não menos importante, dá uma conferida se o nome não tem parentesco com alguma marca registrada. Você não quer dor de cabeça legal, né?

Existem escritórios especializados em fazer essa checagem em marcas e patentes. Os profissionais especialistas poderão te ajudar e dizer se aquele nome já tem marca registrada ou não. Caso não tenha nenhum registro anterior, parabéns! Vai que será sucesso!

Conclusão

Então, meu caro empreendedor, agora que você tem essas dicas na mão, está na hora de escolher o nome que vai fazer sua loja virtual bombar. Se joga nessa jornada, use a tecnologia a seu favor, e faça desse momento uma experiência divertida e empolgante.

Boa sorte e boas vendas!

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Foto de Renato Cruz

Renato Cruz

Com uma extensa trajetória profissional, Renato Cruz é referência em projetos digitais e e-commerce. Ao longo de mais de 18 anos como empreendedor, se especializou em marketing, tecnologia e estratégias de vendas para e-commerces.Em 2021, fundou a Sales Mode, uma assessoria de marketing e vendas focada em e-commerce que impulsiona o faturamento de seus clientes, gerando milhões de reais em receita mensalmente.

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