Se você pretende aumentar suas vendas e ainda não tentou criar uma estratégia usando campanha de mensagens, talvez você esteja perdendo oportunidade e deixando dinheiro na mesa.
Mas afinal, o que são estas “campanhas de mensagens”?
Estas campanhas nada mais são do que campanhas que tem como objetivo fazer a pessoa que está vendo o seu anúncio clicar e ser direcionado para o seu WhatsApp. No caso em específico, estou me referindo ao WhatsApp mas também funciona da mesma forma com direcionamento para o Instagram Direct.
O resultado que o seu cliente vai ver é algo como este exemplo abaixo:
O que quero mostrar a seguir é um passo a passo bem prático para você experimentar esta técnica investindo pouco. Atualmente você consegue iniciar uma campanha no Facebook Ads investindo a partir de R$6 / dia.
Inicie uma nova campanha
O primeiro passo é acessar o seu Gerenciador de Anúncios e criar uma nova campanha clicando no botão verde + Criar.
Escolha o Objetivo Mensagens
Toda campanha deve ter um objetivo e é baseado nisso que o Facebook entrega o resultado que queremos. Escolha o objetivo “Mensagens” para criar a sua campanha. Depois de selecionado o objetivo, clique no botão “Continuar”.
Sem mistério até aqui, certo?
Quando temos muitas campanhas rodando em paralelo no nosso Gerenciador de Anúncio, fica confuso bater o olho rápido e saber o que cada campanha está desempenhando, por isso uma boa estrutura de nomes é importante.
Se você está começando, não tem porque complicar, vamos simplificar mesmo e colocar o nome “Mensagens para o WhatsApp”. Nada melhor do que ser direto e simples.
Defina o orçamento diário da campanha
Defina o orçamento diário da sua campanha. Atualmente o investimento mínimo necessário para a sua campanha rodar é de R$6,00 por dia.
Você poderá mudar, aumentar ou diminuir, esse valor de investimento a qualquer momento depois, mesmo com a sua campanha rodando.
Fique tranquilo: Uma dúvida comum é confundir a quantidade de anúncios (criativos que vamos ver a seguir) da campanha com o aumento no custo da campanha. Isso não acontece, ok! Não importa o tamanho da segmentação do seu público ou quantos anúncios em paralelo você vai veicular, o custo da campanha sempre será o mesmo e é determinado aqui neste campo “orçamento da campanha” destacado na imagem.
Depois de colocar o valor de investimento, você pode clicar em “Avançar” no botão azul inferior.
Criando o seu conjunto de anúncios
Dentro do Facebook Ads, e da maioria das plataformas de anúncios (como o Google Ads), você vai ver a mesma estrutura básica:
- Campanha
- Conjunto de anúncios (podemos ter vários conjuntos de anúncios dentro de uma campanha)
- Anúncios (podemos ter vários anúncios dentro do conjunto de anúncios)
- Conjunto de anúncios (podemos ter vários conjuntos de anúncios dentro de uma campanha)
Um conjunto de anúncio é um agrupamento de anúncios e tem basicamente o papel de direcionar para QUEM o seu anúncio será exibido.
Aqui nesta etapa defina o nome do conjunto de anúncios e clique para marcar apenas a opção “WhatsApp” para a opção Aplicativos me mensagens.
Selecione o número de WhatsApp
Confira o número do WhatsApp e o vínculo correto com as contas que gostaria de receber as mensagens.
Defina o público
Descendo a mesma tela, ainda nas configurações do conjunto de anúncio, você vai encontrar o bloco para configurar o Público.
Existem várias formas de segmentar e definir a audiência para qual você pode anunciar. Aqui no exemplo, eu vou mostrar como criar uma audiência que é baseada nas pessoas que já estão engajando no seu Instagram. Recomendo você começar e experimentar anunciar para as pessoas que já tem um certo nível de conhecimento da sua marca, assim será mais fácil levar estas pessoas a dar o próximo passo, que é te chamar por mensagens no WhatsApp.
É importante dizer isso: Não existe uma fórmula mágica de segmentação de público que vai funcionar para todo mundo, portanto, a dica é testar e variar sempre. Com essa mentalidade de experimentação e testes, você certamente vai ter resultados ao longo do tempo.
Para criar o seu público a partir de pessoas que estão engajando no seu Instagram, clique no botão “Criar novo” e depois em “Público Personalizado”.
A próxima janela que irá abrir é para definir a origem deste público personalizado. Escolha “Conta do Instagram”.
Mas você percebeu agora o universo de possibilidades que podemos explorar, não é? Vamos deixar para um outro momento e seguir aqui com o pessoal do Instagram 😃
Selecione a sua conta do Instagram e marque em Eventos a opção “Todos que se engajaram com esta conta profissional”, assim você vai reunir realmente todas as pessoas, seja aquelas que estão seguindo ou aquelas que deixaram um comentário ou deram uma curtida em uma foto.
Na próxima opção, a Retenção, escolha um período que gostaria de manter estas pessoas na sua segmentação a partir do evento que elas fizeram. Por exemplo, se você definir uma retenção de 30 dias, as pessoas que curtiram uma foto há 31 dias ou mais, não continuarão na sua segmentação. Dependendo do clico de vendas, considere aumentar ou reduzir.
Dica: Geralmente produtos com ticket médio maior, demandam um prazo maior para os clientes decidirem e comprarem. Exemplo: Quem está considerando comprar um apartamento, ou um carro novo, não decide isso da noite pro dia. As vezes essa decisão leva meses e você pode manter estas pessoas no seu público justamente aumentando os dias no campo “Retenção”.
Na sequência, coloque um nome para o seu público e clique no botão “Criar público” para salvar. Pode prosseguir.
É desta forma, como na imagem acima, que deve ficar o seu Público.
Defina o posicionamento dos anúncios
O posicionamento envolve a escolha de onde o Facebook irá entregar os seus anúncios. Será que é melhor eles serem visualizados no Instagram ou não? É melhor posicionar apenas no Facebook ou não? Será que o Storie é melhor que o Feed ou não? É difícil prever o que pode ser melhor, não é? Principalmente quando você está começando a campanha do zero…
Atualmente o Facebook recomenda que essa decisão seja feita por ele mesmo. Eu também recomendo que você deixe na opção “Posicionamentos automáticos” e não se preocupe com isso por enquanto.
Vamos em frente! Clique no botão azul “Avançar”
Criando os anúncios
Comece definindo o nome do seu anúncio.
Aqui no bloco “Criativo do anúncio”, clique em “Adicionar mídia” e Adicionar imagem.
O Facebook permite que você tenha variações de imagens de acordo com o posicionamento. Na prática, nós usamos isso para trocar a imagem com as dimensões certas para o Feed e usamos outra imagem com a dimensão certa para os Stories.
Eu recomendo que siga essa boa prática, mas se você não produzir as variações de imagens, sem problemas, o Facebook irá encaixar o que você tiver.
Agora você deve entrar com os textos para os anúncios. Essa parte é MUITO importante e dependendo do que você escrever, os seus resultados podem ser EXCELENTES ou apenas médios.
Vale relembrar mais uma vez que devemos ter a mentalidade de experimentação e testes. Não há fórmulas mágicas de sucesso e você tem que ter o hábito de visitar os criativos e trocar tanto a imagem quanto os textos de tempos em tempos se quiser ter resultados acima da média.
Informe o texto principal, o título e a descrição do seu anúncio. O posicionamento destes textos podem variar dependendo de onde o criativo estiver sendo exibido, e as vezes até nem aparecer, se for visto nos Stories, por exemplo.
Finalizando esta etapa você poderá clicar no botão “Publicar” verde no canto inferior direito da tela e VOILÀ! Sua campanha estará no ar em alguns minutos, após a verificação do Facebook. 🎉 😄
Como ir além e gerar mais resultados?
Gostou dessas dicas e colocou em prática? Se você já conseguiu sentir os resultados mas quer ir além e escalar as suas vendas com mais campanhas e outras estratégias e possibilidades, a melhor forma é procurar uma assessoria especializada em mídia paga.
É isso que fazemos todos os dias aqui na Sales Mode. Somos uma assessoria especializada em marketing e vendas para e-commerce e ajudamos dezenas de clientes a maximizar suas vendas através de mídia paga e muito mais.
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Bons negócios!
1 comentário em “Crie uma campanha de Mensagens para o WhatsApp e aumente suas vendas”
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