Ao entender as melhores práticas para o cadastro de produtos, os lojistas podem criar uma experiência melhor para seus clientes.
A chave para um bom cadastro de produtos é torná-lo o mais fácil e intuitivo possível. Isso significa oferecer aos clientes instruções claras e mais completa possível. Além disso, as empresas devem garantir que todos os produtos sejam cadastrados com informações corretas, para que os clientes possam encontrar o produto certo rapidamente.
Definindo o nome corretamente
O nome do produto sem dúvidas é um dos itens mais importantes durante o cadastro de produtos. Neste momento muitos lojistas não dão a atenção necessária e falham ao definir um nome que não representa corretamente o produto.
O problema de não investir tempo criando o nome corretamente é a oportunidade perdida de estar nas melhores posições nos resultados de busca para quem buscar o seu produto.
Uma boa recomendação é usar junto ao nome, algumas palavras-chave que são características do produto e que seus clientes poderiam usar em uma eventual pesquisa no Google, por exemplo, prefira usar esta estrutura abaixo para nomear seus próximos produtos:
Produto + Marca + Modelo + Especificações
Seguindo esta estrutura para definir o nome de um Tablet, podemos separar estas informações:
Produto = Tablet
Marca = Samsung
Modelo = Galaxy Tab S6 Lite com Caneta
Especificações = Android 12 4G 10,4” Wi-Fi
Agora juntando todas as partes, o nome do produto ficaria:
Tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite com Caneta Android 12 4G 10,4” Wi-Fi
E quanto ao tamanho do título do produto, não exagere para que não fique excessivamente grande.
Obviamente, cada caso é um caso e talvez o seu nicho não tenha necessidade de definir tanto as especificações. Considere e adapte à sua realidade.
Categoria do produto
Os seus produtos precisam ser cadastrados em categorias que façam sentido para o seu cliente.
Escolha uma categoria principal que possa representar melhor o seu produto e procure ser específico.
Se o seu e-commerce é de moda feminina e você vai cadastrar Saias, busque criar algumas subcategorias para Saias para melhor encaixar as variações de saias que você tiver. Vamos considerar neste exemplo que você irá cadastrar uma Saia Curta:
–> Saias (marque esta categoria como principal)
—> Saias Longas
—> Saias Midi
—> Saias Curtas (marque também nesta categoria como subcategoria)
Como pode ver, você pode cadastrar o seu produto em mais de uma categoria, assim, seus clientes poderão encontrar este produto navegando em Saias ou Saias Curtas.
Preço e preço promocional
A maioria das plataformas de e-commerce possuem as opções para você informar o preço normal e o preço promocional.
Para dar um apelo extra ao seu produto, considere usar o preço promocional como uma forma de deixá-lo mais irresistível, dessa forma, o seu produto será exibido como uma promoção e vai ganhar uma espécie de “selo” de oferta.
A dica aqui é usar com moderação e realmente escolher produtos chave onde faz sentido, afinal, se você aplicar esta técnica em todos os seus produtos, o preço promocional vai perder o impacto e vai passar despercebido.
Cadastrando as Fotos e Vídeos dos produtos
Além do nome do produto, as fotos e vídeos também são itens importantíssimos para o seu e-commerce ter bons resultados.
O seu cliente não está fisicamente vendo o seu produto, ele só tem a foto para conseguir imaginar como será este produto, portanto, invista em uma foto de qualidade, mostrando ângulos e detalhes do seu produto.
Fundo das fotos: branco, neutro ou ambientado?
Este é um assunto que pode dividir opiniões, mas eu considero um fundo neutro como o mais versátil e que atende a maior variedade de negócios.
Um fundo neutro pode ser uma parede branca atrás, mas que possa também mostrar algum pequeno detalhe de ambientação. O fundo branco é aquele que é tratado no Photoshop para remover tudo, deixando apenas o produto sobre o fundo 100% branco.
Alguns Marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, sugere que o fundo da foto seja branco, completamente branco, pelo menos na primeira foto. Depende muito do seu segmento e aqui vale considerar um equilíbrio entre a qualidade da foto e o investimento necessário para produzir.
Se para chegar no resultado ideal você teria que investir muito tempo e comprometer a agilidade e ganho de escala, poderia não compensar e nesse caso usar um fundo neutro pode ser a melhor opção.
Cadastrando uma boa descrição de produto
A descrição do seu produto é o texto de apoio que você tem que oferecer para explicar o seu produto, falar sobre as características e tirar qualquer dúvida que possa surgir. Siga esse checklist para fazer uma descrição completa.
1 – Descreva os aspectos visuais do produto, como cores e texturas;
2 – Descreva os benefícios, fale para o que serve e o que o seu cliente ganha com isso;
3 – Também descreva a parte técnica e os recursos, caso tenha;
4 – Use algumas palavras-chave que ajudem o seu produto ser encontrado em alguma busca relevante;
5 – Fale também sobre as garantias e as suas políticas para trocas e devoluções;
Se estiver com dificuldades para fazer uma descrição, um bom começo é usar alguma ferramenta que possa te ajudar e dar um norte, uma direção.
Existem algumas ferramentas de inteligência artificial que podem ser úteis, uma delas é o ChatGPT e ele faz isso de forma incrivelmente fácil e impressionante.
Para usar o ChatGPT você precisa apenas criar uma conta no serviço. Acesse https://chat.openai.com/chat e clique em Sign up.
Veja um exemplo de uma pergunta que fiz e como ele me trouxe a resposta.

Adapte ao seu contexto e inclua / exclua informações para que a descrição fique fiel e real ao seu produto.
Use essa ferramenta como uma base para te dar ideias do que você poderia abordar. Aqui neste caso foi muito útil ele citar o detalhe da costura e como combinar o look, porque talvez esse detalhe você provavelmente não incluiria na descrição.
Medidas e pesos
Informe as 3 medidas (altura x largura x comprimento) e o peso do produto embalado para que seja calculado o preço do frete corretamente.
Variações
Se o seu produto possui variações como Cores e Tamanhos, questão muito comum para quem vende moda, por exemplo, informe quais serão estas variações.
O cliente poderá ver todas as variações que você oferece para o mesmo produto e escolher a que quiser.
Produtos relacionados
Os Produtos Relacionados são uma ótima forma de mostrar outros produtos parecidos e que podem atender melhor o seu cliente, caso o produto que ele esteja vendo ainda não seja a melhor opção.
Sempre escolha produtos similares da mesma categoria para que sirvam como opções alternativas.
Se você está cadastrando “camisas brancas lisas”, considere como produtos relacionados, outras camisas brancas lisas, ou então, outras camisas lisas de cores diferentes.
Compre junto
O recurso de Compre Junto é excelente para você agregar algo a mais no pedido e fazer com que o cliente gaste mais, aumentando a sua receita média por pedido.
A recomendação é para que sempre opte por itens com valores menores e que combinem e complementem o produto que o cliente está visualizando, como um kit, um combo.
Se você está cadastrando uma Bolsa, pense em cadastrar como opção de “compre junto” um par de brincos. Além de aumentar as suas vendas, você está oferecendo uma ótima conveniência para a sua cliente compondo um look que cai bem.
Informações adicionais
As informações adicionais são detalhes que dependem do tipo de produto que está cadastrando e geralmente não são obrigatórias, mas podem aumentar a qualidade do cadastro de produtos, principalmente se estiver atuando também com Marketplaces.
Algumas informações adicionais poderiam ser:
- Marca
- Modelo
- Código de referência
- Itens inclusos
- Mensagem opcional
- Tempo de garantia
- Prazo de disponibilidade
- EAN
Finalizando
Para concluir o assunto, o cadastro de produtos é uma etapa crucial para o sucesso da sua loja virtual.
É muito importante dedicar tempo e atenção a esse processo para garantir que as informações estejam completas e corretas, a fim de criar uma experiência positiva ao cliente e aumentar as chances de conversão.
Lembre-se de que, em um mercado altamente competitivo, a qualidade do cadastro de produtos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Boas vendas!