Para o e-commerce, pode até não existir uma fórmula mágica para resolver todos os problemas, entretanto, através de uma assessoria de marketing para e-commerce, é possível traçar as estratégias necessárias, junto a gestão da empresa, para impulsionar as vendas, trazendo uma diferenciação de seu negócio, de modo que ganhe destaque frente aos concorrentes!
Descubra as principais vantagens e os benefícios de possuir uma assessoria de marketing voltada para o seu e-commerce.
O que é a assessoria de e-commerce?
Com o crescimento do comércio virtual, principalmente no período da pandemia, onde diversos setores tiveram que se adaptar para a internet, viu-se a grande concorrência e dificuldade em saber como potencializar e destacar o próprio negócio.
Com isso, basicamente a assessoria de e-commerce tem como papel principal a estruturação e a organização do comércio online de uma empresa.
Assim, funciona de forma semelhante a um time de futebol. O técnico e sua equipe (assessoria para e-commerce) que vão levar o time (a empresa) à vitória, através da sua experiência e conhecimento.
Além do mais, a assessoria possibilita com que as empresas alcancem seus objetivos, analisando a situação e o mercado online atual.
Dessa forma, é possível direcionar as ações de e-commerce para o público alvo da empresa, auxiliando na divulgação, canais de atendimento, gestão de tráfego e mídias. Além disso, é capaz de melhorar a experiência do cliente. Isso acontece, pois no ambiente virtual é bem mais simples o cliente simplesmente fechar o site e desistir da compra.
Vantagens de uma assessoria de marketing para e-commerce
É importante ter em mente que a assessoria de marketing para e-commerce não é um gasto, e sim um investimento, onde os frutos são benéficos e duradouros.
Por este motivo, a principal vantagem é a de levar a diferenciação da sua empresa, através de uma parceria entre gestão e assessoria. Sem essa parceria não será possível executar tudo que é planejado pela assessoria.
Melhora a relevância da marca
Faz com que sua empresa chegue até as pessoas que buscam. Isso gera notoriedade positiva para a imagem, além de proporcionar um ambiente confortável de relação entre consumidor/empresa.
Assim, as pessoas que utilizam/compram o serviço/produto, terá uma lembrança positiva e satisfatória com o que foi ofertado.
Engajamento nas mídias
Atualmente, é nas redes sociais onde há a maior visibilidade da empresa, além do contato “mais próximo” dela com o cliente.
Dessa forma, uma boa assessoria vai permitir que os perfis das redes sociais conquistem relevância e visibilidade, através de anúncios pagos, criativos, orgânicos e direcionados.
Engajar a rede social gera mais benefícios do que prejuízos para uma empresa, portanto as campanhas se direcionam sempre para o público do perfil ou loja virtual.
Criatividade e inovação
Quando o assunto é inovar os processos da empresa, seja em seu site, exposição de produtos, anúncios ou métodos de venda, a assessoria de e-commerce sai ganhando!
Isso porque, a assessoria parte de uma perspectiva externa da empresa, fora da “visão viciada” e das exaustivas jornadas de trabalho que normalmente limitam o gestor e a equipe da empresa.
Direcionamento correto
Se você pensa que para ter sucesso no e-commerce de sua empresa, basta abrir sua loja virtual e cadastrar os produtos? Sinto lhe dizer que você pode estar cometendo um grande equívoco.
Para o sucesso nas vendas, é necessário que haja um direcionamento correto das campanhas, para atrair tráfego, e é nesse ponto que assessoria de marketing para e-commerce entra, possibilitando uma visão global do negócio.
Para quem é indicado uma assessoria de marketing para e-commerce?
A consultoria se destina a empresas que estão em diversos momentos, como:
- Quem já possui um site ou plataforma de e-commerce, mas não está obtendo resultados nas vendas;
- Quem pensa em abrir uma loja virtual, mas está se deparando com várias dúvidas;
- Para um diagnóstico das plataformas virtuais da empresa, podendo identificar possíveis falhas, pontos positivos, negativos e propor uma nova forma de trabalhar aquilo que é pontuado.
- Impulsionar a área de marketing digital da empresa, ou auxiliar nos fundamentos, preparo e estruturação de uma nova equipe de marketing digital.
Como funciona uma assessoria de marketing para e-commerce
O trabalho pode ser feito por um único profissional ou toda uma equipe, isso porque a assessoria é sempre formada por pessoas experientes, que se deparam com inúmeras situações e com diversos tipos de mercados.
Dessa forma, é um trabalho que possui dois lados, no qual, quanto mais empresas são atendidas, mais experiência a assessoria conquista, e melhor se torna o resultado que é ofertado.
Primeiramente, é feito um diagnóstico para avaliar os indicadores, pontos e questões a serem aprofundadas e melhoradas.
Assim, o diagnóstico costuma perpassar pontos como:
- Quais são os valores e a missão da empresa?
- Quais os objetivos a curto, médio e longo prazo?
- Onde a empresa está presente na vida dos consumidores?
- Qual o tamanho e porte da empresa?
- Principal objetivo da contratação da assessoria.
- Quais serão os profissionais e a equipe envolvida no processo?
- Qual a disponibilidade dos gestores e funcionários?
Somente dessa forma é possível construir um planejamento estratégico diferenciado e direcionado, para cada situação, sugerindo ações e alterações eficientes, sem perder a essência e o intuito da empresa.
Além do mais, todas as mudanças se baseiam em ferramentas direcionadas, capazes de construir parâmetros e avaliar a eficiência, como: planejamento de campanhas, diagnóstico de falhas e problemas, análise do público-alvo, entre outras.
Com isso, o resultado esperado é que o e-commerce de sua empresa seja ideal para o seu negócio. Isto é, sem deixar de atender o público-alvo de seus produtos.
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