Um planejamento de marketing é um guia para estabelecer as ações para o nosso e-commerce, objetivos e como alcançá-los.
O comércio eletrônico é um modelo de negócio que demonstra uma tendência crescente, uma vez que o surgimento de lojas virtuais está cada vez maior, tornando a competição no meio digital mais alta.
Assim, é preciso saber como se destacar neste contexto, onde uma das principais ferramentas é um bom marketing para atrair e converter clientes.
Mas você sabe qual é a importância e quais são as etapas para criar um planejamento de marketing para e-commerce? Confira agora neste artigo.
Passo a passo para criar o planejamento de marketing para o seu e-commerce
É importante dizer que não há receita de bolo para fazer um plano de marketing, o que existem são guias, pois cada negócio é único e as ações variam conforme o tipo da empresa, os recursos disponíveis e o seu momento.
1. Entenda bem o seu mercado e a sua empresa
Todo empreendedor precisa entender muito bem o seu nicho, o seu segmento de atuação, detalhadamente. Procure conhecer o que já está sendo feito de interessante no seu segmento e o que é ruim. Será que você teria alguma solução diferente dos demais players desse mercado?
Procure por alguma oportunidade que ainda não foi explorada, mas também fique atento às ameaças que podem te prejudicar.
Além de conhecer o seu segmento, é fundamental você conhecer bem a sua própria empresa e entender quais seriam as suas forças (seus pontos fortes) e suas fraquezas (seus pontos fracos).
Essa análise é o que chamamos no Marketing de SWOT, que é o acrônimo de:
Strengths / Weaknesses / Opportunities / Threats
Ou, no bom e velho português, podemos chamar de FOFA, que seria o acrônimo de:
Forças / Oportunidades / Fraquezas / Ameaças
As Oportunidades e Ameaças são pontos externos que correspondem ao seu segmento como um todo e você tem pouco ou nenhum poder de influenciar esses fatores, portanto, fique atento para se aproveitar das oportunidades que virão e procure se proteger das ameaças que possam surgir.
Por outro lado, as Forças e Fraquezas são pontos internos que correspondem à sua empresa e você tem total controle sobre elas. Busque explorar bem as suas forças e corrigir as suas fraquezas quando estiver fazendo o seu planejamento de marketing.
Apenas fazendo esta análise você vai conseguir identificar melhor os seus diferenciais e como você vai ajudar o seu potencial cliente através do produto que vai vender na sua loja.
Feito essa etapa, vamos para a próxima!
2. Defina seus objetivos
Pode parecer difícil definir os objetivos quando queremos pensar além do óbvio, que seria estabelecer objetivos apenas envolvendo o valor de receita no mês. No final das contas, todos queremos vender, isso é verdade, porém, os seus objetivos devem criar um mapa para se atingir as vendas e não focar especificamente neles.
Uma visão bem difundida entre quem atua diretamente com vendas é de que vendas é um processo! E se vendas é um processo, quer dizer que existem uma série de atividades que devem ser feitas para que as vendas aconteçam, afinal, as vendas serão a consequência desse processo quando é bem executado.
Os objetivos são definidos por etapas e devem levar em consideração o momento do seu e-commerce.
Se você está iniciando nas vendas online, os seus desafios serão muito diferentes de quem já tem um volume alto de receita mensal. Para quem está na fase inicial de lançamento de e-commerce, os melhores objetivos seriam toda a parte de configuração de ferramentas, integrações entre sistemas, testes de experiência de compra, validação das ofertas e validação dos públicos.
Para um e-commerce que já está em uma fase mais avançada, os desafios serão outros. Alguns bons objetivos seriam a busca por maximização de margem de lucro, fidelização de clientes e a potencialização dos canais orgânicos de aquisição.
2.1 Defina os prazos e recursos
O e-commerce é um jogo de longo prazo, assim como qualquer empresa, não se faz nada relevante assim do dia para a noite.
Coloque os seus objetivos em períodos viáveis de se entregar e execute. Alguns objetivos e metas serão bem comuns a qualquer e-commerce, como
- Tráfego
- Taxa de conversão
- Ticket médio
Faça uma projeção da quantidade de tráfego que será necessário gerar, assim como uma média estimada da sua taxa de conversão e qual seria o ticket médio da sua loja ou do seu segmento.
Veja só um exemplo simples: Suponha que você deseja gerar R$25.000 em receita no seu e-commerce.
Se a sua taxa de conversão é de 1% e o seu ticket médio é de R$250, você vai precisar gerar 10.000 sessões na sua loja virtual.
A questão que você deve considerar no seu planejamento será o investimento necessário para gerar 10.000 sessões na sua loja virtual.
Tráfego de qualidade é o que todo mundo busca e, para conseguir esse fluxo de visitantes, você precisa considerar outras questões que são exatamente os nossos próximos passos neste planejamento. Vamos em frente!
3. Crie ações comerciais
O varejo tradicional é bem conhecido por explorar muito bem as datas comerciais e a sazonalidade do ano, concorda?
O seu e-commerce é uma operação de varejo e funciona exatamente igual como aquela loja do shopping, a diferença é que você não precisa fechar as portas às 22h e reabrir na manhã seguinte. Esta aí mais uma Força da sua empresa 😄
Aproveite as datas comerciais para alavancar as suas ofertas e mais do que isso, crie o seu próprio calendário de ações especiais!
As ações comerciais serão o gatilho que darão um motivo a mais para o cliente fazer a compra, afinal, aquela vantagem no desconto (caso esteja trabalhando com redução no preço) é só durante aquela data. Use a escassez a seu favor para fazerem os seus clientes se decidirem e fecharem o pedido, caso contrário, terão que comprar, porém pagando o preço cheio.
Pense em outras vantagens que você pode oferecer nestas datas. Aqui vão algumas ideias:
- frete grátis para a região x / frete grátis para o produto x
- compre 2 e leve 3
- desconto progressivo: compre 2 ganhe 5% OFF, compre 3 ganhe 10% OFF
- produto x em dobro
- compre x reais e ganhe um presente, um brinde
- 15% OFF em toda a loja ou depto. / x reais de desconto em toda a loja ou depto.
- cupom de 10% off para a próxima compra
- cupom de R$15 de desconto na próxima compra acima de R$100
- suas compras valem o dobro em pontos de fidelidade
- combo ou kit com desconto de 30% off
- parcele tudo em até 10x sem juros
E agora por fim, planeje também as campanhas de tráfego nesta próxima etapa.
4. Planejamento de tráfego pago
Agora que você criou as ações comerciais, faça o seu cliente saber o que você tem a oferecer. A melhor forma para o seu cliente te descobrir é veiculando campanha através de mídia paga (ou tráfego pago, é a mesma coisa).
Tanto o Google, como o Facebook, Instagram e outras, são plataformas que dependem de investimentos dos anunciantes e por isso, são ótimas para gerar visibilidade e tráfego para a sua loja virtual.
Não é uma regra geral, mas uma boa dica para te nortear é avaliar se a sua loja virtual vende um tipo de produto que é facilmente aceito pelo público e você compete geralmente por preços, considere alocar uma boa parte da sua verba em campanhas de Google Shopping.
Agora se o seu caso é a venda de um produto onde você tem um trabalho maior de convencimento e as pessoas precisam entender melhor a sua proposta de valor, eu acredito que o seu melhor canal deveria ser o Instagram / Facebook.
Existem diversos tipos de campanhas nestas plataformas o seu planejamento de marketing para e-commerce, em especial o tráfego pago, vai depender da jornada que o seu cliente faz entre a fase de descoberta do seu produto até a fase de onde ele se torna um cliente.
Nesta etapa você deve levantar todos os seus pontos fortes, que tratamos lá no início deste artigo, e colocar visivelmente nos seus anúncios, de forma que o seu potencial cliente entenda rápido o que você tem de bom a oferecer.
Execução do planejamento de marketing
Seja sempre o mais realista possível e respeite os seus limites para que tenha condições de arcar com as despesas.
No mais, estabeleça um cronograma com prazos, profissionais, ferramentas e recursos para cada ação do planejamento para conseguir avaliar o seu progresso.
Acompanhe regularmente se as ações de marketing estão gerando resultados no seu e-commerce através de ferramentas, como o Google Analytics.
Monitore as métricas da sua loja virtual e assim, veja o comportamento do público para adequar o planejamento e elaborar ações mais assertivas periodicamente.
Assessoria especializada em Marketing para E-commerce
Você pode contar com uma assessoria de marketing para e-commerce, pois ela consegue te auxiliar em todas estas etapas e trazer o resultado em um período mais curto de tempo, e isso se reverte em muita economia de recursos e investimentos em tráfego pago.
Este é o caso da Sales Mode! Somos uma assessoria de marketing para e-commerces. Estamos constantemente criando estratégias e campanhas para gerar mais receita aos nossos clientes! Conheça os nossos serviços e em seguida, entre em contato conosco.