Em se tratando de tráfego pago para campanhas no Instagram e Facebook, a segmentação do público faz uma diferença ENORME nos seus resultados.
E o que eu me pergunto todos os dias é se estou alcançando as pessoas certas.
Como saber se o público para quem você está anunciando é o melhor possível? Essa é uma dúvida geral entre todos os gestores de tráfego e se você não se pergunta isso, é porque talvez ainda não se deu conta do tamanho desse problema.
E como eu e minha equipe fazemos aqui na nossa assessoria? Nós adotamos um método de testes e validação.
Primeiro é importante saber as diferenças e os tipos de públicos que podemos anunciar.
O objetivo deste post é apresentar os tipos de públicos que você poderá usar nas campanhas para fazer os seus testes e validações.
Vamos dar uma olhada.
Os tipos de públicos para campanhas no Instagram e Facebook
Existem 2 grandes grupos de públicos e eles tem as suas características, por isso temos que separar e termos abordagens diferentes para eles:
- Público Frio
- Público Quente
O público frio são todos que ainda não te conhecem, nunca ouviram falar da sua empresa e não tem nenhum nível de consciência sobre a sua marca e seu produto.
O público quente são as pessoas que já se aproximaram pelo menos um pouco da sua marca e tem algum nível de consciência sobre a sua marca ou o seu produto.
O nosso objetivo, como gestor de mídia e performance, é trazer as pessoas desse grande Público Frio para se tornarem parte dessa audiência menor, a de Público Quente, porém muito mais receptiva.
Agora vamos detalhar um pouco mais cada um desses 2 grupos.
Segmentações para Público Frio
Atualmente você pode segmentar e criar seus públicos frios com base em:
1 – Interesses, dados demográficos e comportamentos:
Neste momento é você quem dá as coordenadas para o Facebook encontrar as pessoas que você acredita que trarão os resultados que precisa.
2 – Semelhantes (Look a like)
Nesta situação, o “Público Semelhante” são audiências criadas com interesses, dados demográficos e comportamentos parecidos a partir de uma lista personalizada de origem.
Segmentações para Público Quente
Apenas para recapitular, o público quente é feito de pessoas que já tiveram algum tipo de aproximação com a sua marca.
Mas existem diferentes tipos de interação com uma marca e vamos considerar esse nível de aproximação como estágios dessa temperatura, do menos quente ao mais quente possível. São os públicos personalizados:
Nível 1 – Engajados
São pessoas que interagiram com o seu conteúdo, seus posts, assim como o total de seguidores.
Nesta segmentação o nível de reconhecimento da sua marca ainda é muito baixo. Uma curtida, por exemplo, não cria uma grande consciência sobre a sua marca.
Mais detalhes aqui no help do Facebook: https://pt-br.facebook.com/business/help/1090330204367211?id=2469097953376494&locale=pt_BR
Nível 2 – Visitantes do site
São todos que acessaram o seu site, qualquer página que seja. Aqui o jogo começa a ficar interessante.
Acesse a ajuda do Facebook para mais informações sobre esse tipo de público criado a partir do seu site: https://pt-br.facebook.com/business/help/610516375684216?id=2469097953376494&locale=pt_BR
Nível 3 – Visualizaram produto
São apenas as pessoas que chegaram até uma página de produto na sua loja.
Posso dizer que nesta segmentação você tem pessoas que atingiram um nível relevante de consciência sobre a sua marca.
Nível 4 – Adicionaram no carrinho
São apenas as pessoas que adicionaram algum produto no carrinho.
A temperatura aqui é muito boa e por isso mesmo o tamanho dessa audiência geralmente é bem reduzida em relação às anteriores.
Nível 5 – Opt-in
São apenas as pessoas que se inscreveram no seu site para receber suas novidades e ofertas.
Estas são as pessoas que entraram na sua base de e-mail e querem se relacionar, por isso é o seu público mais quente antes de se tornarem clientes.
Nível 6 – Clientes
Aqui temos um público muito seleto e extremamente aquecido.
O objetivo da criação deste público é atuar com a retenção, novas vendas, cross-sell ou até mesmo uma estratégica exclusão em alguma campanha.
Finalizando
Podemos ter perfis diferentes de públicos e públicos em momentos diferentes nessa jornada de compra.
Entender o momento de cada pessoa e criar estratégias específicas para elas podem melhorar muito os seus resultados, afinal, cada um tem a sua necessidade e demandas até avançar para a próxima etapa e se tornar um cliente do seu e-commerce.
Se precisar do nosso apoio, faça um contato com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar nesses desafios.