Se você precisa se comunicar com a sua audiência e gerar um tráfego para a sua loja virtual, você vai precisar criar anúncios para as suas campanhas, certo?
Criar uma campanha requer entender e traçar bem os objetivos que precisamos atingir mas também exige uma certa habilidade em escrita persuasiva, a famosa “copy”.
Pode parecer uma tarefa difícil, principalmente para quem tem pouca experiência em marketing digital e copywriting, porém dá para simplificar esse processo se entendermos melhor o que abordar conforme o objetivo da campanha.
É sobre esses objetivos e o que escrever para cada um deles que vou explicar um pouco mais nesse texto.
Vamos lá!
Use a Copy certa por tipo de objetivo de campanha
Aqui abaixo você pode ver como é a estrutura básica de um anúncio no Facebook e quais lugares podemos incluir/editar o texto.
Objetivo de Awareness / Alcance
O foco deve ser em passar os valores da marca. Vender a imagem da cliente transformada através dos produtos e não procurar vender o produto em si, sem exibir preços ou ofertas. Se estiver fazendo um vídeo, este criativo deve ter o logo sendo exibido no início, de forma muito breve, e no final, com um slogan ou mensagem da marca.
Objetivo de Envolvimento
Procurar fazer calls to action que estimule o engajamento, como perguntas ou pedidos para curtir, comentar, compartilhar ou salvar o post.
Exemplo de texto:
Qual é a sua preferida? 😍 Já marcou a sua amiga que adoraria esse [nome do produto]?
Objetivo de Tráfego
A campanha de tráfego deve buscar gerar cliques para o site, portando uma sugestão é estimular a curiosidade para a cliente querer saber mais. Ainda não é o momento de buscar a venda.
Exemplos de copy para se basear:
Já que você viu esse produto e adorou, que tal ver a nossa coleção completa?
Notei que você deu uma olhadinha nas nossas peças. ❤️ Quer ver mais outros looks inspiradores?
Quer ver o que acabou de chegar por aqui e as nossas clientes já estão comprando?
Objetivo de Conversão
O objetivo desta campanha deve ser levar o cliente ao próximo passo para fechar a venda, portanto, o foco deve ser em tirar as objeções, remover as principais dúvidas e medos que estes potencias clientes podem ter em comprar na loja.
Aqui é sempre bem-vindo fazer apelos mais comerciais e dar uma ênfase na escassez (urgência), assim como nas políticas comerciais da loja, como: política de frete / trocas e devoluções / parcelamentos / reviews de outros clientes.
Exemplo de copy para te dar um norte:
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Recomendações gerais
1. Faça teste A/B
A escolha certa das palavras podem fazer uma grande diferença para os anúncios, porém, não temos como saber o que funciona melhor se não aplicar o conceito de testar sempre, faça testes A/B nos anúncios.
2. Mantenha o texto curto
As pessoas passam pelos anúncios rapidamente, portanto, procure chamar a atenção e comunicar a mensagem do produto e as vantagens de forma clara e direta logo nas primeiras palavras, evitando que o facebook oculte com o recurso “ver mais” o foco principal da mensagem que precisa passar.
3. Comunique o que deseja que as pessoas façam
Saiba pedir! No marketing digital é o que chamamos de “call to action” CTA ou chamada para a ação.
Determinar o que você deseja que as pessoas façam é a parte mais importante do seu anúncio. Toda a copy deve ter isso em mente.
4. Use todas as opções de texto
Inclua texto em todas as opções do criativo para garantir que o facebook tenha mais ativos para exibir dependendo do posicionamento.
Não poupe trabalho e faça a sua parte para que o Facebook faça a dele também.
Mais preparado agora?
Tenho certeza que depois dessas recomendações você vai produzir textos mais persuasivos e atingir melhores resultados.
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