O WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação do Brasil e do mundo. Se você ainda não está considerando usar essa plataforma para vender, talvez você esteja perdendo uma baita oportunidade de se conectar com os seus clientes e gerar muitas vendas.
Para quem ainda não tem o próprio e-commerce e gostaria de já começar a faturar com vendas online, esse é o processo ideal para se avançar: unir a praticidade do WhatsApp + o alcance e exposição que o tráfego pago pode te gerar.
Veja estas dicas e comece a vender online gastando a partir de R$6 por dia.
Migre para o WhatsApp Business
A primeira coisa para preparar o terreno para criar a sua máquina de vendas é transformar o seu WhatsApp em uma ferramenta profissional.
O WhatsApp possui uma versão especial para quem quer usar essa ferramenta para negócios. Esse é a versão Business e foi desenvolvida com vários recursos especiais para empresas e que vão lhe poupar muito tempo e automatizar algumas tarefas repetitivas.
Recomendo que faça a troca para aproveitar o máximo potencial dessa plataforma. Com ele você vai poder criar um catálogo de produtos, criar respostas prontas e deixar salvas, organizar seus contatos e deixar mensagem de ausência, por exemplo.
Se você ainda não está usando, você pode fazer a migração do seu número para esta versão. Para isso, basta baixar o WhatsApp Business na sua loja de aplicativos (App Store ou Google Play Store) e seguir as etapas durante a instalação. O seu número de celular, ou número fixo, será integrado ao WhatsApp Business, assim seu número se desconectará da versão normal. Você não vai conseguir usar as duas versões do WhatsApp com o mesmo número ao mesmo tempo.
Use o Status e crie uma Oferta
O Status do WhatsApp é um recurso onde você pode compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs para todos os seus contatos verem.
Usar o Status para compartilhar uma boa oferta é uma forma muito fácil e de custo zero para você começar a impactar os seus contatos com o que você tem a oferecer.
Atualize todos os dias, ou várias vezes ao dia. Aqui você pode explorar uma boa frequência sem ter a preocupação de saturar os seus contatos.
Para atualizar o seu Status, deslize para a guia Status, ao lado da guia Conversas e clique em “Meu Status”. Você pode tirar uma foto, gravar um vídeo na hora ou enviar esses formatos diretamente da sua galeria de mídia do celular.
Use as Listas de Transmissão
A Lista de Transmissão é um recurso que permite que você crie uma lista de contatos, deixe salva e envie uma mensagem para todas estas pessoas de uma única vez.
A diferença deste recurso para os Grupos, por exemplo, é que na Lista de Transmissão você inicia a conversa individualmente com cada uma das pessoas da sua lista de transmissão, e quando alguém responder, essa mensagem chegará para você diretamente também.
A idéia da lista de transmissão é iniciar uma conversa, ou enviar aquela novidade e aquele desconto que você preparou.
Pelo menos 1 vez por semana, você poderia enviar uma novidade legal para os seus contatos. Se você vende produtos que atendem diferentes perfis de clientes, crie listas diferentes para cada um destes perfis. Por exemplo, se você tem uma loja de variedades e vende artigos de pesca e também vende material escolar, separe os seus contatos por interesse e crie duas ou mais listas para cada vertical de produtos que você vende, assim a sua mensagem será mais relevante e útil para os seus clientes.
Evite ficar enviando mensagens para as suas listas de transmissão com muita frequência e usando apenas para vender. Ninguém vai gostar de ser tratado desta forma, portanto, use também para iniciar conversa e saber se o seu cliente precisa de algum atendimento ou tem alguma dúvida que você poderia ajudar.
Dica importante: Você só vai conseguir enviar a mensagem para as pessoas que possuem o SEU contato salvo na agenda DELAS. Caso alguém da sua lista de transmissão não tenha o seu número salvo na agenda dela, ela simplesmente não receberá a sua mensagem.
Por isso é importante se ligar nesta próxima dica 👇
Peça para adicionar o número na agenda
Para o WhatsApp permitir que você envie mensagens através de uma Lista de Transmissão, como expliquei acima, você precisa que os seus contatos também tenham o seu número salvo na agenda deles.
Para facilitar e estimular esse processo, você pode enviar o seu próprio contato e pedir para a pessoa salvar.
Crie grupos especiais
Quem é que não gosta de participar de algo seleto e exclusivo? Se você tem alguma condição especial que poderia ser oferecida para poucas pessoas, que tal fazer isso através de um grupo VIP no WhatsApp?
Explore essa função para entregar aos seus clientes uma vantagem que eles só poderiam ganhar se fizerem parte deste grupo. Essa é uma forma de criar escassez e também recompensar e fidelizar os seus melhores clientes.
Para criar um grupo no WhatsApp, vá até a o ícone “Mais opções” e selecione “Novo grupo”, depois localize os contatos que gostaria de incluir. Você também pode convidar as pessoas para participar do grupo através do compartilhamento do link dele. Para isso, vá até o grupo, toque no nome do grupo e role a tela até localizar a opção “Convidar via link”
Atualmente o WhatsApp só permite grupos com até 256 pessoas. Se precisar incluir mais pessoas, terá que criar outros grupos.
Ganhe tempo com as Respostas rápidas
Conforme o fluxo de contatos vai aumentando, você vai percebe que muitas perguntas são as mesmas e que você sempre tem que escrever a mesma coisa… Com o WhatsApp Business você pode criar e guardar estas respostas prontas para enviar sempre quando pintar essa mesma dúvida ou situação.
Além de usar a resposta em texto, você também pode salvar fotos e vídeos para enviar rapidamente.
Dica: você pode salvar algumas respostas rápidas como:
- Regras de frete e frete grátis
- Suas formas de pagamento
- Imagem com uma tabela de medidas do produto
- Imagem com o seu catálogo de produtos
- Informações sobre Trocas e Devoluções
- Lembrar o cliente sobre o pagamento da compra
- Responder sobre o prazo de envio do produto
- Pedir uma avaliação para o cliente que comprou
Crie um Catálogo de produtos
O Catálogo de Produtos é mais um dos recursos disponíveis apenas no WhatsApp Business. Ele é muito útil para você criar uma “vitrine” de produtos e mostrar para o seu cliente o que você tem.
Para criar um catálogo, localize o ícone de “Mais opções” e depois “Ferramentas Comerciais”. Localize nesta página o item “Catálogo”.
Agora você pode incluir todos os produtos manualmente. Eu sei que isso pode ser um processo um pouco demorado, dependendo da quantidade de itens, mas pode te ajudar bastante com as vendas.
Como alternativa à este catálogo do WhatsApp, você pode também criar um documento PDF, ou uma imagem, exibindo todos os seus produtos e enviar para os contatos interessados.
Identifique seus contatos usando Etiquetas
Para facilitar a localização de conversas e separar os seus contatos e clientes por “assunto”, você pode usar as etiquetas e marcar todo mundo que quiser.
Dica: como recomendação, use as etiquetas para separar os seus contatos por etapa na jornada de compra. Exemplo:
🏷 Contatos frios
Use para marcar as pessoas que chamam para saber preço mas nunca mais responderam
🏷 Contatos quentes
Use para aquelas pessoas que chegaram até você e desenvolveram um interesse verdadeiro no seu produto. São as pessoas que fizeram mais perguntas e querem saber mais detalhes sobre a compra.
🏷 Clientes
Use a etiqueta de cliente para todos aqueles que compraram pelo menos uma vez de você.
🏷 Clientes recorrentes
Estes clientes merecem outra marcação especial para identificar que são melhores, pois eles compraram mais de uma vez e provavelmente irão te recomendar para outras pessoas e amigos.
Fazendo a cobrança online
Como você pretende atender clientes e fechar os pedidos online, você precisa de um meio para cobrar os seus clientes de forma rápida e fácil, afinal, esse é o momento em que não podemos sequer imaginar dar uma vacilada e perder todo o negócio.
Existem atualmente diversas empresas especializadas em transações online e criaram todas as tecnologias e processos de que precisamos. Essas empresas nós chamamos de “Intermediadoras de pagamento”.
Chamamos essa forma de cobrança de “Link de pagamento”, que nada mais é do que gerar uma cobrança em uma destas Intermediadoras e enviar para o seu cliente, via WhatsApp, um link para que ele clique e faça o pagamento pelo pedido.
Com este link, você e seu cliente não precisam de um e-commerce para fazer o pagamento, pois tudo acontece na própria plataforma da empresa Intermediadora.
Vou recomendar as principais empresas de meios de pagamento para que você conheça e veja o que mais se encaixa com a sua necessidade. Aqui neste artigo eu separei em uma única página todas as taxas de cobranças praticadas pelas principais meios de pagamento.
Crie a campanha no Facebook Ads com objetivo de Mensagem
Até aqui você preparou o seu WhatsApp para virar a sua máquina de atendimento e vendas. Mas como os clientes vão te conhecer se o WhatsApp não é uma plataforma de aquisição de clientes? Não dá para ficar esperando os seus clientes te acharem aleatoriamente…
É justamente aí que entra a necessidade de se fazer a mídia paga, ou tráfego pago, como queira chamar. É através de campanhas usando plataformas de anúncio, como o Facebook Ads, que você vai conseguir alcançar, impactar e chamar a atenção do seu público-alvo.
Com uma estratégia de campanhas, que não é nada muito complexo, você vai conseguir sentir o interesse do seu público e gerar as primeiras vendas.
Como criar uma campanha para o WhatsApp usando o Facebook Ads?
Para você que está começando e precisa criar a sua primeira campanha, você precisa criar a sua central de anúncios no Facebok, esse lugar reune todos os ativos que você vai precisar em um único painel. Nós chamamos esse painel de Facebook Business (Meta Business Suite) ou Gerenciador de Negócios do Facebook. Acesse e crie a sua conta informando os seus dados.
Após a criação da sua conta, o Facebook irá pedir algumas informações e você precisa definir a forma de pagamento para as suas campanhas. Se você deseja pagar no Boleto ou no Cartão de Crédito. Eu particularmente recomendo o pagamento usando o cartão de crédito por ficar mais automática a cobrança recorrente e não ter que ficar lembrando de gerar boleto todo mês para colocar crédito para os anúncios.
Neste artigo do nosso blog eu mostro um passo a passo de como publicar uma campanha de mensagens para o WhatsApp em poucas etapas. Recomendo conferir este posts e depois voltar aqui para ver a última excelente dica para melhorar a sua gestão.
Use ferramentas avançadas para atendimento
Agora que o jogo começou a ficar sério e você está atendendo dezenas de clientes por dia, você precisa formar uma pequena equipe de duas ou mais pessoas para te ajudar no atendimento e fechamento de mais vendas.
Se tem algo que pode acabar com as suas vendas é a demora no retorno da mensagem para o cliente, e como empreendedor, se você está no front de batalha, atendendo clientes e fechando vendas, sabe bem como o tempo é escasso. Devido à isso, recomendo que use ferramentas que melhorem a sua gestão e comece a estruturar uma equipe de atendimento e vendas.
Existem ferramentas próprias para equipes de atendimento e que são verdadeiras “mão na roda” quando você está com uma alta demanda diária e quer melhorar os processos. Veja algumas delas:
Algumas vantagens comuns destas plataformas
- Vários operadores podem atender clientes simultaneamente
- Use um número de WhatsApp para todos os atendentes
- Histórico de conversa fica registrado na plataforma para você conferir quando quiser
- Relatórios de atendimento por operador
- Transferência de atendimento entre operadores
- Possibilidade de criar chatbots para automatizar atendimento
- Envie pesquisas de satisfação
Próximo passo: consulte uma assessoria de marketing e vendas
Se você quer ir além e atingir resultados ainda maiores, considere delegar o marketing e o processo de aquisição de clientes para uma assessoria especializada.
É isso o que fazemos para os nossos clientes aqui na Sales Mode, somos uma assessoria especializada em marketing e vendas para e-commerce. Se você tem um plano de crescimento para a sua marca, nos consulte entrando em contato por este formulário e teremos o maior prazer em bater um papo e entender como podemos ajudar.
1 comentário em “Como vender online usando apenas o WhatsApp e um pouco de tráfego pago”
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