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OCA: O tripé fundamental do E-commerce

Entenda como funciona esse conceito e simplifique ao extremo a sua gestão de e-commerce.
  • Foto de Renato Cruz Renato Cruz
  • 2 junho, 2022
O que você vai ver neste artigo

Assim como uma estrutura precisa de, no mínimo, 3 pontos de apoio para se manter em pé, o tripé do e-commerce é o fundamento para as vendas online se sustentarem. Arrisque tirar um pilar e você vai arruinar tudo.

Esse conceito não é inédito, porém, estou fazendo uma adaptação baseada nas experiências que eu e a minha equipe vivenciamos por anos em dezenas de E-commerces.

Porque são apenas 3?

São apenas 3 pilares porque eu gosto de visualizar as coisas desse jeito, tornando mais simples e porque, definitivamente, todos os aspectos importantes de um E-commerce se encaixam em um dos 3 pilares.

Eu realmente procuro encontrar falhas e brechas nessa estrutura, mas ainda não achei. Se você visualizar alguma coisa diferente e que não se encaixaria aqui, por favor, ficaria feliz de receber o seu comentário e contribuição.

O que é OCA e o tripé do E-commerce?

OCA é o acrônimo desse tripé que é composto pelos 3 pilares:

  • Oferta
  • Canal
  • Audiência

Agora você deve estar pensando: mas e aí, é só isso?

Sim! Está tudo aí e essa é a beleza desse conceito: é simples e por isso é que gosto tanto de pensar em E-commerce olhando para esses 3 pontos apenas.

Vamos falar mais sobre cada um deles.

Oferta

A oferta seria TUDO o que você tem a oferecer para o seu cliente e que resolve algum problema dele.

Não pense na oferta como uma condição especial de preço e etc. Isso é diferente. Todas as suas ações comerciais, o seu preço, o seu estoque, as suas fotos de produtos, o seu atendimento, etc, tudo é a sua oferta.

Você já deve ter ouvido a expressão “proposta de valor”, pois bem, a oferta é a proposta de valor que você estaria entregando ao mercado e podemos colocar aqui nesse pilar todos esse aspectos:

  • O produto em si
  • Qualidade percebida
  • Variedade de SKUs
  • Profundidade de estoque
  • Grade de variações (disponibilidade de tamanhos e cores)
  • Descrição do produto (a sua copy)
  • Fotos
  • Preço
  • Parcelamento
  • Descontos e cupons
  • Formas de pagamento
  • Custo do frete para o cliente
  • Prazo do frete
  • Cobertura da área de entrega
  • Disponibilidade de atendimento
  • Canais de atendimento
  • Credibilidade percebida pelo cliente
  • Garantias para trocas e devoluções/ Defeitos
  • Promoções especiais (descontos, compre 3 e leve 4, etc)

Agora que deu para ter uma visão mais macro do que é a verdadeira Oferta, vamos para o segundo pilar deste tripé.

Canal

O conceito do canal é bem intuitivo e fácil de entender, porém, podemos expandir bastante as possibilidades para este pilar fundamental do E-commerce.

Podemos considerar um canal como um lugar onde a transação (a venda) é concluída.

Se você não tem um bom canal para concluir a venda, pode esquecer! Seus esforços para criar a melhor Oferta e gerar a sua Audiência serão completamente inúteis.

A venda online pode se concretizar em diversos canais, vamos ver os principais:

  • Sua plataforma de E-commerce (Tray, Magento, Vtex, etc)
  • Marketplaces (Mercado Livre, Americanas)
  • Links de pagamento (PagSeguro, Pagarme, Cielo)
  • WhatsApp
  • Aplicativos (Ifood, por exemplo)

Uma boa oferta e bons canais são fundamentais para alavancar as vendas online. Mas como fazer venda se ninguém sabe da sua existência?

De nada adianta focar em Ofertas e Canais e não gerar audiência para conseguir fazer as vendas, e é por isso que temos este último pilar fundamental do E-commerce.

Audiência

Se você que, é um empreendedor e, colocou a sua loja virtual no ar, já deve ter notado que apenas deixar o site online não te garantiu nenhuma venda, não é mesmo?

A audiência, o tráfego, a visibilidade é o oxigênio do seu e-commerce e sem ele o seu negócio morre aos poucos por asfixia.

Jamais negligencie esse pilar fundamental para a sua empresa. Esteja sempre pensando em maneiras de criar exposição e atenção para o seu negócio.

Os marketplaces, geralmente, são ótimos canais de vendas para boa parte dos lojistas, pois são eles que “emprestam” o enorme tráfego deles à você. Basta você entrar com a Oferta.

Vamos explorar os principais meios para gerar audiência e ganhar visibilidade para o seu negócio:

  • Tráfego orgânico (através de conteúdo, como blog post)
  • Postagens em mídias sociais
  • Tráfego pago (aqui existe uma grande variedade de técnicas e mídias)
  • Envio de E-mails
  • Links de outros sites (referral)
  • Canais de afiliados
  • Influencers
  • Notificações push em aplicativos, web push
  • Lembrança da marca (Tráfego direto)

Administrar um negócio digital não é pouca coisa, a gente sabe, porém, fica tudo mais fácil quando existem métodos e conceitos simples para seguirmos.

Essa foi a ideia para compartilhar este conteúdo e espero que tenha te ajudado nesse desafio. Caso precise de ajuda de um time de especialistas em e-commerce, fique à vontade para contatar a Sales Mode.

Boas vendas!

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Foto de Renato Cruz

Renato Cruz

Com uma extensa trajetória profissional, Renato Cruz é referência em projetos digitais e e-commerce. Ao longo de mais de 18 anos como empreendedor, se especializou em marketing, tecnologia e estratégias de vendas para e-commerces.Em 2021, fundou a Sales Mode, uma assessoria de marketing e vendas focada em e-commerce que impulsiona o faturamento de seus clientes, gerando milhões de reais em receita mensalmente.

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1 comentário em “OCA: O tripé fundamental do E-commerce”

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