Assim como uma estrutura precisa de, no mínimo, 3 pontos de apoio para se manter em pé, o tripé do e-commerce é o fundamento para as vendas online se sustentarem. Arrisque tirar um pilar e você vai arruinar tudo.
Esse conceito não é inédito, porém, estou fazendo uma adaptação baseada nas experiências que eu e a minha equipe vivenciamos por anos em dezenas de E-commerces.
Porque são apenas 3?
São apenas 3 pilares porque eu gosto de visualizar as coisas desse jeito, tornando mais simples e porque, definitivamente, todos os aspectos importantes de um E-commerce se encaixam em um dos 3 pilares.
Eu realmente procuro encontrar falhas e brechas nessa estrutura, mas ainda não achei. Se você visualizar alguma coisa diferente e que não se encaixaria aqui, por favor, ficaria feliz de receber o seu comentário e contribuição.
O que é OCA e o tripé do E-commerce?
OCA é o acrônimo desse tripé que é composto pelos 3 pilares:
- Oferta
- Canal
- Audiência
Agora você deve estar pensando: mas e aí, é só isso?
Sim! Está tudo aí e essa é a beleza desse conceito: é simples e por isso é que gosto tanto de pensar em E-commerce olhando para esses 3 pontos apenas.
Vamos falar mais sobre cada um deles.
Oferta
A oferta seria TUDO o que você tem a oferecer para o seu cliente e que resolve algum problema dele.
Não pense na oferta como uma condição especial de preço e etc. Isso é diferente. Todas as suas ações comerciais, o seu preço, o seu estoque, as suas fotos de produtos, o seu atendimento, etc, tudo é a sua oferta.
Você já deve ter ouvido a expressão “proposta de valor”, pois bem, a oferta é a proposta de valor que você estaria entregando ao mercado e podemos colocar aqui nesse pilar todos esse aspectos:
- O produto em si
- Qualidade percebida
- Variedade de SKUs
- Profundidade de estoque
- Grade de variações (disponibilidade de tamanhos e cores)
- Descrição do produto (a sua copy)
- Fotos
- Preço
- Parcelamento
- Descontos e cupons
- Formas de pagamento
- Custo do frete para o cliente
- Prazo do frete
- Cobertura da área de entrega
- Disponibilidade de atendimento
- Canais de atendimento
- Credibilidade percebida pelo cliente
- Garantias para trocas e devoluções/ Defeitos
- Promoções especiais (descontos, compre 3 e leve 4, etc)
Agora que deu para ter uma visão mais macro do que é a verdadeira Oferta, vamos para o segundo pilar deste tripé.
Canal
O conceito do canal é bem intuitivo e fácil de entender, porém, podemos expandir bastante as possibilidades para este pilar fundamental do E-commerce.
Podemos considerar um canal como um lugar onde a transação (a venda) é concluída.
Se você não tem um bom canal para concluir a venda, pode esquecer! Seus esforços para criar a melhor Oferta e gerar a sua Audiência serão completamente inúteis.
A venda online pode se concretizar em diversos canais, vamos ver os principais:
- Sua plataforma de E-commerce (Tray, Magento, Vtex, etc)
- Marketplaces (Mercado Livre, Americanas)
- Links de pagamento (PagSeguro, Pagarme, Cielo)
- Aplicativos (Ifood, por exemplo)
Uma boa oferta e bons canais são fundamentais para alavancar as vendas online. Mas como fazer venda se ninguém sabe da sua existência?
De nada adianta focar em Ofertas e Canais e não gerar audiência para conseguir fazer as vendas, e é por isso que temos este último pilar fundamental do E-commerce.
Audiência
Se você que, é um empreendedor e, colocou a sua loja virtual no ar, já deve ter notado que apenas deixar o site online não te garantiu nenhuma venda, não é mesmo?
A audiência, o tráfego, a visibilidade é o oxigênio do seu e-commerce e sem ele o seu negócio morre aos poucos por asfixia.
Jamais negligencie esse pilar fundamental para a sua empresa. Esteja sempre pensando em maneiras de criar exposição e atenção para o seu negócio.
Os marketplaces, geralmente, são ótimos canais de vendas para boa parte dos lojistas, pois são eles que “emprestam” o enorme tráfego deles à você. Basta você entrar com a Oferta.
Vamos explorar os principais meios para gerar audiência e ganhar visibilidade para o seu negócio:
- Tráfego orgânico (através de conteúdo, como blog post)
- Postagens em mídias sociais
- Tráfego pago (aqui existe uma grande variedade de técnicas e mídias)
- Envio de E-mails
- Links de outros sites (referral)
- Canais de afiliados
- Influencers
- Notificações push em aplicativos, web push
- Lembrança da marca (Tráfego direto)
Administrar um negócio digital não é pouca coisa, a gente sabe, porém, fica tudo mais fácil quando existem métodos e conceitos simples para seguirmos.
Essa foi a ideia para compartilhar este conteúdo e espero que tenha te ajudado nesse desafio. Caso precise de ajuda de um time de especialistas em e-commerce, fique à vontade para contatar a Sales Mode.
Boas vendas!
1 comentário em “OCA: O tripé fundamental do E-commerce”
Pingback: 15 Formas de Aumentar a Taxa de Conversão no E-commerce → Sales Mode